sexta-feira, 23 de março de 2012

Frota Pessoa: revivendo na História...

      Considerado o único cearense a participar da assinatura do manifesto dos Pioneiros da Educacao Nova, Jose Getulio da Frota Pessoa foi um intelectual nascido na Fazenda Bolivia, situada no interior do Ceará, a dois dias de novembro de 1875. Seus pais eram, professores e tiveram um total de nove filhos.
      Frota Pessoa recebeu as "primeiras letras" de seus pais, como era comum naquela época àqueles filhos de pais alfabetizados, sendo iniciado nos estudos relativos à instrucao primária e secundária.
     Ainda criança, Frota Pessoa veio morar em Fortaleza, completando seus estudos no Colégio de Queiroz e no Liceu do Ceará, entre os anos 1891 e 1892. Em 1893, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde aprofundou seus estudos.
      Em 1901, iniciou o curso de Direito na Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro, diplomando-se bacharel em Ciencias Jurídicas e Sociais em 1904. Atuou como advogado entre os anos 1905 e 1911, tornando-se também redator dos jornais a seguir: A Gazeta de Noticias, O País, Folha da Tarde, Diário de Noticias e Jornal do Brasil.
      No final de 1932, quando assinou o Manifesto dos Pioneiros da Educacao Nova, começou a escrever na coluna " Educacao e Ensino"  do Jornal do Brasil, sendo esse um periodo fertilissimo de seu pensamento educacional.
      Há ainda uma coletânea de textos escritos entre os anos 1916 e 1923, que compoem o livro " A Educacao e a Rotina", logo após os governos federais de Marechal Hermes da Fonseca.  Tal livro reune diversos textos abrangendo a educacao e seus objetos de estudo.


Abstraindo sua principal tese, voltada para uma educacao moderna...


     " Que importa que a criança termine seu curso primário sem conhecer as regras de gramática, teoremas de aritmética ou acidentes geográficos? o que é essencial é que saia apta a aprender todas essas coisas e com uma visao geral dos princípios e problemas da vida" ( FROTA PESSOA, 1924)


Segundo Frota Pessoa,  o ensino primário deveria deixar de se preocupar com o conteúdo e se voltar para a formação de uma massa crítica, conhecedora  da realidade da vida"



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